Intervalos

  • Podemos pensar os intervalos em 6 classes:

    Usaremos nomes próprios para as seis classes de intervalos (SEMITOM, TOM, SESQUITOM, DITOM, SESQUIDITOM e TRÍTONO) para não confundí-las com os intervalos propriamente ditos, gerados por elas (segundas, terças, quartas, etc). Temos, assim, as seis classes de intervalos acima, cada uma gerando dois intervalos complementares entre si.O prefixo “sesqui”, significa adicionar mais um semitom ao nome, assim “sesquitom” significa um tom e meio. Essa nomenclatura foi usada por Nicolas Slonimski, no seu livro “Thesaurus of Scales and Melodic Patterns”, muito usado por John Coltrane.(disponível pela Universidade do Arizona, no link)

    Diagramas do livro HARMONIA COMBINATORIAL (veja o LINK)

    PASSO DIATÔNICO

    Os intervalos, como são apresentados tradicionalmente, têm sua nomenclatura baseada no passo diatônico, isto é, quantos graus são percorridos dentro do modelo da escala diatônica. Dessa forma, os passos correspondentes a 2 (segundas) são os seguintes:

    Cada classe de intervalo dá origem a duas díades. A díade na forma normal é aquela representada pelo menor caminho entre duas notas. Por exemplo, entre as notas ´C-´D, podemos percorrer o caminho de dois passos (´C-´D) ou o caminho de sete passos que vai de ´D até ´C (´D ´e ´f ´g ´a ´b ´C). A Forma Normal e a Forma Invertida estão sempre em relação de complementaridade. Assim, o conceito de inversão está ligado à complementaridade dentro de uma mesma classe de intervalo.

    Embora o intervalo de Segunda Maior ´C-´D pertença à classe Tom e o intervalo de Segunda Menor ´E -´F pertença à classe Semitom, ambos podem ser obtidos pelo percurso de duas notas na escala diatônica e, por essa razão, as classes Semitom e Tom estão sob o mesmo passo diatônico 2/7 (veja na tabela de classes de intervalos).

    Além da representação no Círculo Cromático temos, em notação standard, exemplos das díades correspondentes a cada intervalo. As notas brancas correspondem à fundamental acústica de cada intervalo (conforme P. Hindemith)

    A partir dessas classes, derivamos todos os intervalos abaixo:

    Use ESTE ARQUIVO para praticar INTERVALOS

    Complete o PUZZLE.

Copyright © 2003 - 2011 - All Rights Reserved